AENA BRASIL EXIBE IMAGENS DO FUTURO TERMINAL DE CONGONHAS (SP)

18/12/2024

  O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, não será mais o mesmo a partir de 2028, quando terminarão as obras de renovação e ampliação realizadas pela Aena Brasil. A principal investida é a construção do novo terminal de passageiros, que teve a pedra fundamental lançada em cerimônia realizada na última semana. Com investimento de R$ 2,4 bilhões, o novo terminal terá mais que o dobro do tamanho do atual, novas pontes de embarque e diversas melhorias. Serão 20 mil metros quadrados apenas para áreas comerciais. Além do acréscimo das áreas operacionais, também serão adquiridos novos equipamentos, tecnologias e sistemas.

 

  Outra novidade são os pontos de parada de aeronaves adaptados para receber modelos de maior capacidade, como o Airbus A321neo e o Boeing 737 Max 10. Este novo mix de aeronaves permitirá que, a partir de 2028, o aeroporto possa operar rotas internacionais para a Argentina, Chile e Uruguai. "O projeto inclui a construção de um novo terminal que totalizará uma área de 100 mil metros quadrados, reformas das taxiways, melhorias nas salas de embarque e desembarque, reforma dos banheiros, ampliação do espaço comercial para 20 mil m², e a remodelação do trânsito no entorno, com a criação de uma praça de pick-up e novas alças de acesso.

 

  O número de posições de check-in será ampliado, podendo chegar até 108 baias, e a pista será modernizada para acomodar aviões mais modernos, silenciosos e sustentáveis em todas as novas 37 posições – um aumento de 20% em relação ao número atual". As obras serão realizadas por etapas, cuidadosamente planejadas e estudadas para minimizar qualquer impacto operacional. Como medida adicional, durante o período de obras, o número de movimentos por hora será reduzido de 44 para 40, visando melhorar a fluidez na movimentação do pátio e a pontualidade dos voos.

← Voltar