Nos últimos dias, supostamente, uma equipe de técnicos da Azul Linhas Aéreas esteve no Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, para a realização de visitas técnicas operacionais. De acordo com uma fonte que trabalha no aeroporto, a inspeção teve como objetivo estudos de viabilidade para um possível início de operações regulares da companhia com o Cessna Caravan e, futuramente, com o ATR-72. Os técnicos da empresa teriam ido ao local em um carro descaracterizado, sem uniformes ou crachás, para evitar o reconhecimento por usuários do aeroporto. Durante a inspeção, os funcionários avaliaram diversos aspectos operacionais para a operação regular em um aeroporto.
Entre os itens que foram avaliados estão as características gerais do campo, fornecedores e qualidade do combustível, conservação da pista e suas taxiways, condições do pátio e terminal para embarque e desembarque de passageiros. Segundo uma fonte, a companhia estuda iniciar operações com aeronaves C208B Caravan da empresa Azul Conecta, do Campo de Marte para Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. A rota vem sendo realizada atualmente a partir de Congonhas, que poderá ceder os slots desses voos para outros destinos.
Pessoas ligadas à empresa aérea indicam que a possibilidade de operação regular de aeronaves de maior porte, inclusive o ATR-72, ficaria condicionada a fatores técnicos, como a existência de um procedimento de aproximação por instrumentos (IAC) e a ampliação na largura da taxiway, considerada estreita para um avião do porte do ATR.