O MUSEU DO LOUVRE EM PARIS TERà GRANDES MUDANÇAS

30/01/2025

  Uma novidade está sendo anunciada pelo Presidente da França Emmanuel Macron, dentro do Museu do Louvre. Ele deu mais informações sobre o projeto de renovação do Louvre chamado Novo Renascimento, que também envolverá um concurso internacional para criar uma segunda entrada para o museu, com o intuito de aliviar a pressão crescente do número de visitantes sob a pirâmide de vidro. O quadro do Mona Lisa dentro do novo projeto, também será transferido para um novo espaço dentro do Louvre. O presidente, ficou em frente à obra de Leonardo da Vinci quando fez o anúncio, afirmando que a mudança deve ser introduzida até 2031 e que será cobrado um ingresso à parte para ver a pintura. Cerca de três quartos dos 30 mil visitantes diários do museu se dedicam a ver a pintura de Leonardo da Vinci

 

  Mudanças tarifárias também serão introduzidas para que os residentes de fora da União Europeia – incluindo turistas do Reino Unido – paguem mais para visitar o local. Esse foi o meio que Macron encontrou de dar uma resposta aos avisos da diretora do Louvre, Laurence des Cars, de que o museu estava sofrendo de graves problemas de superlotação e infraestrutura deficiente. Ele acrescenta também que a remoção da Mona Lisa de sua posição atual permitirá ao museu apresentá-la adequadamente e facilitará a visualização de outras obras-primas, que são "muitas vezes esquecidas", em exibição na Salle des États.

 

  Grandes obras de renovação também serão realizadas nos próximos anos para modernizar as infraestruturas e fornecer novas instalações sanitárias, restaurantes e instalações de descanso. O custo global do projeto é estimado em centenas de milhões de euros. Macron afirma que o projeto não custará nada ao contribuinte, pois será financiado pela venda de ingressos, doações e pelo acordo de patrocínio do museu com o Louvre Abu Dhabi.

← Voltar