Uma das sete maravilhas do mundo, o Taj Mahal é um mausoléu de mármore branco situado na cidade de Agra, na Índia. Além de ser surpreendente pela sua beleza e simetria, o monumento representa uma história de amor, eternizada pela magnífica construção. Considerado o mais importante monumento nacional, o Taj Mahal foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, em 1983.
ONDE FICA O TAJ MAHAL?
Também conhecido como a “Joia da Índia”, o incomparável mausoléu fica localizado em Agra, uma cidade indiana que pertence ao estado de Uttar Pradesh. A construção foi empreendida nas margens do Rio Yamuna, ou Jamuna, um dos mais importantes da região norte do país. O Taj Mahal foi construído entre os anos de 1632 e 1653, a mando do imperador Shah Jahan. Quando Aryumand Banu Begam, a sua esposa favorita, morreu dando à luz ao 14º filho, o imperador caiu numa grande tristeza.
Também conhecida como Mumtaz Mahal ("A joia do palácio"), Aryumand era a conselheira do marido e o seu grande amor. Algumas versões da lenda contam que foi ela que pediu, no seu leito de morte, que erguessem um monumento em sua homenagem. A narrativa mais corrente, no entanto, é a de que Shah Jahan quis honrar a memória da mulher, mandando construir o Taj Mahal em cima do seu túmulo, como um último presente. O imperador também ficou conhecido por ser um grande mecenas e ter usado os seus fundos para a construção de vários palácios e jardins. O monumento se torna ainda mais grandioso quando conhecemos a sua história: é uma prova de amor, o símbolo de um sentimento maior que a própria morte.
FORAM 20 ANOS PARA A SUA CONSTRUÇÃO
O Taj Mahal demorou cerca de 20 anos para ser construído, com o trabalho de 20 mil homens, que vieram de diversos locais do Oriente. Os materiais foram trazidos de várias partes da Índia, e também do Tibet, do Egito e da Arábia Saudita. Situado na margem do rio Yamuna, o Taj Mahal é rodeado por grandes jardins que formam uma mancha verde em volta do monumento. O chahar bagh (jardim persa) segue a tradição dos jardins que pretendiam recriar o Paraíso, segundo as descrições presentes nos textos islâmicos.
Assim, o jardim (de 320 m x 320 m) é formado por incontáveis árvores, arbustos e canteiros de flores coloridas. Conta também com belos caminhos de azulejos e mármore, percorridos por visitantes de todo o planeta. Um dos seus aspetos fundamentais sobre o exterior é a sua simetria. Esta característica é reforçada pela existência de um curso de água, ao centro, que atravessa a extensão do jardim. O reflexo do mausoléu provoca a ilusão de ótica de que existe um segundo Taj Mahal, invertido, nas águas. “Enfim, quando você lá estiver verá o quão grandiosa e belíssima é essa obra! Um visual para ficar sempre na memória.”
Apesar de ser uma das sete maravilhas do mundo, o Taj Mahal não tem conseguido resistir a um inimigo comum a todos nós: a poluição. O ar poluído, as chuvas ácidas e os resíduos químicos têm escurecido o mármore do monumento. Há uma estimativa que, em média, 70 mil visitantes passavam pelo Taj Mahal, todos os dias. Para preservar o local, o governo indiano decidiu limitar o número de visitas diárias ao mausoléu.