UMA VIAGEM, UM DESTINO IMPERDÃVEL CHAMA-SE JOÃO PESSOA (PB)

08/02/2024

  Conhecer um lugar que fica imantado em nossa mente, com imagens deslumbrantes, paisagismo intocado, praias belíssimas e muito mais. Assim é João Pessoa, a capital do Estado da Paraíba, um destino encantador para os amantes de praias paradisíacas e cultura regional. Fundada pelos colonizadores portugueses em 1585 ela nasceu com o nome de Nossa Senhora das Neves. O atual nome da cidade, João Pessoa, é uma homenagem a um importante político local que foi governador e candidato à vice-presidência do Brasil.

 

  Com um clima tipicamente tropical, tem uma população aproximada de 800 mil habitantes, que vivem harmoniosamente em Jampa como é chamada pelos seus moradores. Este destino fica ainda mais atraente por conta de suas piscinas naturais, boa gastronomia e o excelente custo-benefício que oferece. Quem viaja à capital paraibana logo percebe seu ritmo desacelerado, que permite desfrutar de pequenos prazeres, como caminhar na areia e, sem esforços, mergulhar em um mar de tons esverdeados. A orla da cidade, com edifícios baixos, bares, restaurantes é um convite para relaxar.

 

 

 

  Conhecida como “Porta do Sol”, pois, é lá que o sol nasce primeiro em todo o continente americano, e também onde o grande astro se põe em um espetáculo alaranjado, aplaudido por muitos em todo fim de tarde. É considerada também a cidade mais verde do Brasil, muito por conta do Jardim Botânico localizado na área central da cidade com 515 hectares de mata Atlântica  preservada. Por esse e outros índices é considerada uma das capitais de melhor qualidade de vida do Nordeste.  Um destino de sossego para quem procura — mas também reconhecido pelo forró, festejos de São João, bares animados, belos prédios históricos e uma população muito acolhedora, que torna toda a experiência vivida na capital paraibana ainda mais especial.

 

  É calor o ano inteiro em João Pessoa, mas alguns meses têm clima melhor do que outros — especialmente no que diz respeito às chuvas. Assim, a melhor época para visitar a capital paraibana é entre novembro e fevereiro, meses mais quentes e secos, em que o mar fica com aspecto mais cristalino e tons esverdeados. Uma dica importante é tentar realizar a viagem no período de maré baixa, durante as luas nova e cheia, que é quando as piscinas naturais e os bancos de areia podem ser aproveitados.

 

  A principal forma de se chegar a João Pessoa é pelo Aeroporto Internacional de João Pessoa, Presidente Castro Pinto (JPA), que fica no município vizinho de Bayeux, a pouco mais de 20 quilômetros da orla de Tambaú, uma das principais zonas hoteleiras da cidade. O terminal recebe voos diretos partindo de Goiânia, Brasília, Uberlândia, São Paulo (todos os aeroportos), Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Natal. Das demais origens, é necessário fazer pelo menos uma conexão.

 

 

 

  João Pessoa tem um parque hoteleiro de ótima qualidade, com opções para todos os gostos e bolsos, opcionais pelas regiões que mais agrada ao visitante. A orla de Tambaú concentra uma grande variedade de restaurantes e comércio seletivo, e também nas Praias de Cabo Branco e Manaíra que são boas opções. Para conhecer a cidade observe que boa parte das praias e pontos turísticos podem ser conhecidos utilizando-se táxi ou transporte por aplicativo, como o Uber. Separe um dia para curtir o litoral sem pressa, esticando também a visita para as praias de Cabedelo e do Litoral Sul (Costa do Conde), onde está a paradisíaca Praia de Coqueirinho.

 

  Já imperdível mesmo e mergulhar em alto mar, cercado por peixes coloridos, fazendo os passeios de catamarã até as piscinas naturais de Picãozinho e Seixas, e visite a Ilha de Areia Vermelha. No fim do dia, a tradição mais famosa é curtir o pôr do sol na Praia do Jacaré ao som do Bolero de Ravel. Essa cerimônia é tão famosa que foi reconhecida como patrimônio cultural e imaterial da Paraíba. Mas, reserve um tempinho para passear nas feirinhas de artesanato e provar a deliciosa culinária local, repleta de peixes e frutos do mar frescos, além de fartos e saborosos pratos sertanejos, em que a carne de sol é o destaque. Enfim, esta cidade encantadora tem figurar na agenda da sua próxima viagem. Vale muito a pena!

 

 

← Voltar